quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Por que a água do mar é salgada?

Quando pensamos em um líquido salgado, como a água do mar, instantaneamente imaginamos sal, normalmente sal de cozinha (cloreto de sódio) dissolvido na água. Não se surpreenda, mas a água do mar é isso mesmo, com uma ligeira diferença: ao invés de apenas sal de cozinha, são encontrados também outros elementos, na verdade, em tese, estão presentes na água do mar todos os elementos da tabela periódica, repito, TODOS os elementos. Isso pode parecer meio estranho, porém, para chegar à essa quantidade de elementos, foram necessários milhões de anos de processos químicos, físicos, geológicos e biológicos, que não serão vistos em detalhes nesta postagem, entretanto, para que se aprenda sobre esses processos é indispensável entender os motivos que tornaram (e tornam) a água do mar salgada como nós conhecemos. A figura abaixo mostra a quantidade de alguns sais na água do mar:


"OCEAN: The World's Last Wilderness Revealed"


Tudo que é preciso para se entender a natureza desses sais na água do mar já foi dito, ou pelo menos citado, nas postagens anteriores. Tomemos como exemplo o texto "De onde vieram os oceano?", nele foi dito o seguinte: "...Chuvas quentes caíram e se tornaram mais uma vez nuvens, formaram-se então bacias de água doce que deram início ao processo de dissolução de minerais e rochas (esse processo é um dos responsáveis pela água dos oceanos ser salgada nos dias de hoje)...". Esse pequeno trecho explicita dois tipos de processos: geológico (a erosão e a decomposição das rochas com a ajuda da água acumulada em rios, lagos e mares), e químico (dissolução desses compostos, que poderiam ser sais, iniciando então, o processo de formação da água "salgada").
Porém, até agora, estes processos foram vistos de maneira macroscópica e geral. É vital entendermos também os processos moleculares que envolvem a água na dissolução dos sais. Podemos então tomar como base o que foi dito no texto "A molécula de água": "... A molécula de água possui pólos com cargas opostas (molécula polar), assim, ela pode facilmente dissolver compostos cujos elementos estão ligados por meio de atrações de cargas elétricas também opostas (por exemplo, os sais), já que enquanto a carga positiva atrai partículas com caga negativa, sua carga negativa faz o oposto, separando e dissolvendo esses compostos...".
Veja um exemplo ilustrado de como esse processo ocorre:


"OCEAN: The World's Last Wilderness Revealed"

Concluímos então, que a água do mar só é salgada como conhecemos devido à sua natureza polar e aos processos geológicos que ocorrem há milhões de anos durante a formação do Oceano.
Lembre-se: a salinidade (concentração de sais) no Oceano não é constante para todos os lugares, ela varia dependendo das condições do mar e do local, trataremos esse assunto em alguma postagem futura.



Bibliografia:

A PENGUIN COMPANY. OCEAN: The World's Last Wilderness Revealed. Segunda Edição. London: Dorling Kindersley Limited, 2008. 512 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário