segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

De onde vieram os oceanos?

Se você nunca passou por isso imagine essa cena:
Você está na praia com sua família curtindo aquele sol do meio dia e tomando sua caipirinha matinal (por favor, estou de férias!), quando sem mais nem menos sua priminha te pergunta de onde veio tanta água, ou pior, como toda essa água veio parar aqui. É uma situação desesperadora para qualquer um, ainda mais se por algum motivo sua namorada acabar ouvindo tudo. Nessas horas muitas coisas poderão passar pela sua cabeça, tais como: por que não aprendi isso no colégio? Por que minha priminha veio comigo? Por que minha namorada está viajando com minha família? Se eu fingir que estou dormindo elas podem acreditar... coisas assim, mas difícilmente a resposta para a ingênua pergunta de sua priminha irá aparecer em algum desses pensamentos.
Tenha em mente que o conhecimento poderá te salvar de muitas situações constrangedoras como essa.

Para respondermos a pergunta que criou essa postagem precisamos estar cientes de uma coisa, há varias teorias e hipóteses que explicam o surgimento dos oceanos, trabalharemos aqui apenas com duas, pois são as mais aceitas nos dias de hoje.

Antes dos oceanos se formarem o planeta Terra era uma bola de fogo composta por muitas substâncias em processo de resfriamento. Imagine agora como se encontrava o planeta Terra, resfriando-se gradualmente, porém com o interior muito ativo. Nesse período ocorreu um processo que mudaria para sempre a fisionomia do nosso planeta, o vulcanismo.
Através dos processos vulcânicos muitas substâncias voláteis puderam sair do interior da Terra e integrar a atmosfera (dióxido de carbono, nitrogênio, amônia e metano), uma substância em particular foi muito importante para a formação dos oceanos, a água. No início, toda a água liberada estava na forma gasosa, devido à alta temperatura da superfície do planeta, isso impedia a formações de qualquer acumulo de água na superfície, fazendo com que esta se acumulasse na form ade nuvens. Foi com o aparecimento dessas nuvens que o calor do sol começou a ser bloqueado e refletido para fora do planeta, diminuindo seu poder de aquecimento sobre a Terra, assim, as nuvens ajudaram muito no resfriamento do planeta.
Com o passar de milhões de anos a atmosfera do planeta chegou à uma temperatura em que permitia a presença de água líquida, foi nessa época que choveu pela primeira vez na Terra. Chuvas quentes caíram e se tornaram mais uma vez nuvens, formaram-se então bacias de água doce que deram início ao processo de dissolução de minerais e rochas (esse processo é um dos responsáveis pela água dos oceanos ser salgada nos dias de hoje), o Oceano começava  a se formar.
Essas chuvas devem ter durado 20 milhões de anos, enquanto mais substâncias eram liberadas na atmosfera por vulcões e os oceanos continuavam aumentando e se tornando mais profundos.
Essa é a teoria mais aceita nos dias de hoje, porém, pesquisas recentes sugerem que parte da água que formou os oceanos podem ter tido origem na colisão de cometas congelados que caíram na Terra há milhões de anos.

Teoria à prova de priminhas!


Bibliografia:

GARRISON, Tom. Fundamentos de Oceanografia. Tradução por Cintia Miyaji, et al. Quarta edição. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010. 426 páginas.

TEIXEIRA, Wilson; FAIRCHILD, Thomas Rich; TOLEDO, M. Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio (Org.). Decifrando a Terra. Segunda edição. São Paulo: Campanhia Editorial Nacional, 2009. 623 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário