sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Leitura para as férias

Finalmente chegamos às férias, muitas vezes um descanso merecido de um ano estressante, descanso porém, não tem a ver com vagabundice ou com um período marcado pela falta de cultura.
Foi pensando nisso que criei esse post, para recomendar um livro para as férias. Convenhamos que todos estamos cheios de contos de vampiros e bruxos que fojem da realidade e fazem com que o leitor, ao invés de entender o mundo, se afaste dele.
O livro que deverá inspirar suas férias se chama "O canto do dodô", segue abaixo uma pequena resenha tirada de sua própria contra capa:

"O canto do dodô, se é que ele cantava, permanecerá para sempre desconhecido, pois nenhum ser humano que tenha deixado um testemunho deu-se ao trabalho de se sentar nas florestas de Maurício e abrir os ouvidos", escreve David Quammen. Ele se refere à ave de mais de quinze quilos que corria pela floresta, não voava, fazia ninhos no chão e só existia nas Ilhas Maurício. O dodô é o primeiro exemplo bem documentado de extinção causada pelo homem. Navegadores, sobretudo portugueses e holandeses, que aportaram por ali nos séculos XVI e XVII, colheram as dóceis aves como se fossem frutos e se refestelaram com sua carne. Os dodôs não chegaram ao século XVIII. o canto que não conhecemos é um alerta sobre como a ocupação humana altera o mundo de forma irremediável. Com um tom ao mesmo tempo bem humorado e incisivo, este livro, fruto de muitas viagens e de ampla pesquisa, conta histórias de ilhas e continentes para tentar entender a onda de extinções que assola o mundo.




Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário